<< Voltar     


Projeto Aedes do Bem

Vencedor em Especial - Impacto Social - 2023

Data de lançamento: 15/03/2022

Categoria: Produtos em Geral

Tags: impacto social, inovação, papel, sustentabilidade, Oxitec, Aedes aegypti

Vencedor: Papirus Indústria de Papel (www.papirus.com)
Design: Oxitec do Brasil
Convertedor: Novoriginal Gráfica e Editora / How to Pack / SIDE - Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens
Brand owner: Oxitec do Brasil


País: Brasil


O desafio foi desenvolver uma embalagem para B2C e B2B a base de fibra celulósica, que fosse viável para o pdv, e-commerce, e funcional na eclosão dos ovos e liberação do Aedes na natureza. A embalagem precisava resistir por 3 semanas sob chuva e sol, servindo ainda como isolante térmica e permitindo o ciclo de reprodução do Aedes. A caixa possui aberturas que permitem a saída dos mosquitos e um furo atrás que serve de gancheira. A ausência de pontos de cola facilita a reciclagem após o uso.

Indica o passo a passo para manuseio dos ovos e ativação da CAIXA DO BEM. Contém também o detalhamento da tecnologia, seu funcionamento e resultados esperados. O QR CODE externo leva ao App da empresa e o QR Code interno, com dados variáveis, para rastreabilidade e monitoramento de todo o tratamento Formato otimizado para conter o “device” e porta-ovos, com volume interno necessário na procriação do mosquito. Facilita a montagem na fábrica e o manuseio pelo usuário, permitindo pendurar em árvore ou paredes externas. O formato cúbico economiza em material com maior resistência ao empilhamento.

As resistências do cartão, microondulado e revestimento foram projetadas, com base nas condições de intempérie e durabilidade necessária para todo o ciclo. Aberturas laterais exatas para evitar acesso de predadores (ex. pássaros; chuva) e o furo para gancheira confere uma opção adicional de fixação Embalagem desenvolvida em estrutura microondulada acoplada em papelcartão impresso em offset. Redução significativa de plástico (em relação a original), sem uso de cola, facilitando a reciclagem. Dimensões otimizadas para menor consumo de material e maior cubagem em paletização e transporte.

Dimensões adequadas para exposição e manuseio no ponto de venda; Design gráfico descontraído, cores chamativas para pdv físico e canais virtuais; Informações claras sobre o produto e formas de uso; QR Codes para maiores detalhes sobre os benefícios para a saúde pública que a tecnologia promove. Um QR Code variável leva a informações mais detalhadas do projeto. Outro QR Code na lateral leva ao App da empresa, para maiores informações. Ainda nas laterais seguem informações do funcionamento da tecnologia e maiores detalhes do projeto. Internamente, as instruções de uso são apresentadas.

Dimensões da embalagem otimizadas para reduzir a quantidade de material, otimização do processo de fabricação e o volume na logística. Todas as peças são separáveis e recicláveis. Possui o selo da eureciclo, garantindo destinação correta de embalagem equivalente para cooperativas de reciclagem.